quarta-feira, 19 de março de 2014

GAMES E JOGOS NO CONTEXTO PEDAGÓGICO


 Jogos sempre acompanharam a trajetória humana. Atualmente há um arsenal tecnológico para jogos e games, afim de torná-los cada vez mais reais e interativos.

Videogame : É um jogo eletrônico no qual o jogador interage com imagens enviadas a um dispositivo que as exibe, geralmente uma televisão ou um monitor.
O termo videogame, também, é amplamente utilizado, no Brasil, para se referir ao console onde os jogos são processados.

Há um artigo em revista de Portugal chamada "Educação, formação e tecnologia"(2013), com o título " Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar.", de Nuno Lopes e Isolina de Oliveira e segundo o texto, " Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino, se faz necessário uma reflexão sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefatos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão." (Clique aqui para ler todo o artigo.)
Muito se pesquisou e se pesquisa sobre esta relação homem-jogo, no caso, jogos e videogames, e em uma rápida análise pode-se afirmar que jogos são desafiantes, possuem objetivos/metas cujo seu alcance é incerto e isto é estimulante para quem joga.
O games são produzidos com o objetivo de promover nos jogadores curiosidade e a fantasia é outra das características dos games que potenciam a motivação.

Associar jogos no ambiente pedagógico é de suma importância no sentido de uma série de fatores que levam o ser humano a uma máxima interação com a educação.

"Apesar de se verificar que os videojogos são recursos extremamente motivantes e potenciadores de desenvolvimento de diversas competências, são ainda um tipo de recurso pedagógico pouco aproveitado no ensino formal ." (Kearney, 2011)

"Os primeiros videojogos com objetivos especificamente educativos ficaram conhecidos por “Edutainment”. Estes foram criados tendo por base o paradigma comportamentalista de educação, em que tipicamente os elementos do jogo se baseavam nos princípios do condicionamento operante. Contrariamente aos primeiros “Edutainment”, muitos dos atuais serious games, possuem características gráficas e de jogabilidade de grande qualidade." (Susi, Jahaneeson, & Baclund, 2007).
Há vários sites com jogos educativos que atingem ao público infantil ao adulto, do bebê ao idoso.
Exemplos de sites:

http://www.acorujaboo.com/ (bebês e crianças)


Referências:
Kearney, C. (2011). Manual para professores: A pobreza não é um jogo.
Susi, T., Jahaneeson, M., & Baclund, M. (2007). Serious Games – An Overview. Skövde, Sweden: School of Humanities and Informatics, University of Skövde.

http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/346/176

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