Desde 2011, o Centro de Estudos Sobre as TIC
realiza anualmente a pesquisa TIC Educação. Em 2012, foram
entrevistados 1.592 professores de português e matemática, numa amostra
de 856 escolas públicas situadas em áreas urbanas por todo o Brasil.
Alunos, diretores e coordenadores pedagógicos também participaram.
De acordo com este infográfico, a maioria dos professores concorda que:
- As TIC ampliam o acesso a recursos mais diversificados e de melhor qualidade;
- As TIC colaboram para que os educadores passem a adotar novos métodos de ensino;
- As TIC são instrumentos que facilitam o cumprimento das tarefas administrativas;
- As TIC são usadas para ampliar o trabalho colaborativo com outros colegas da mesma escola;
- As TIC servem para articular contatos com professores de outras escolas e com especialistas de fora da escola;
- As TIC servem para a realização de avaliações mais individualizadas dos estudantes
Uma das conclusões que se depreendem desses resultados é que as TIC
podem ser potencializadas para a inovação das metodologias de ensino,
com ênfase na personalização das relações de ensino-aprendizagem e no
trabalho colaborativo.
Porém, a personalização das relações de
ensino-aprendizagem e o trabalho colaborativo dependem de horizontalizar
mais as hierarquias e descentralizar a tomada de decisão, para
privilegiar a autonomia do trabalho dos professores.
Autonomia no
trabalho significa liberdade pessoal para desempenhar funções e papéis
de formas personalizadas, únicas e diferenciadas. Os profissionais
esperam ter maior liberdade e controle sobre suas ações, inclusive para
determinarem individualmente como, onde e, algumas vezes, quando o
trabalho acontecerá.
Dentre outros aspectos, autonomia é dar
condições para que professores possam priorizar e determinar o ritmo de
suas atividades, alocar recursos, planejar e agendar tarefas, além de
determinar seus próprios métodos de trabalho.
Os educadores
poderiam formar equipes autônomas ao redor de tarefas ou temas
interdisciplinares, escolherem caminhos próprios e independentes de
aprendizagem para sua contínua formação, além de compartilharem suas
responsabilidades com outros professores, dentro e fora da escola. Essas
condições para a autonomia aumentam o comprometimento, o senso de
responsabilidade individual e a satisfação com o trabalho.
As
TIC permitem que a sala de aula seja estendida e possibilitam o
desenvolvimento de sistemas não lineares de ensino, seja por meio do
hipertexto e da hipermídia, o que
privilegia a aprendizagem por exploração e descoberta. O estudante
precisa desenvolver novas habilidades para aprender em contextos
informatizados, tais como a capacidade de selecionar as melhores formas
de organizar e avaliar as informações.
O desenvolvimento do
pensamento crítico pelos estudantes pede professores com maior
autonomia, que não se sintam tolhidos por políticas distanciadas da
realidade e exigências autoritárias que primam pelo excesso de normas,
burocracia e dirigismo. A gestão educacional para a inovação tem a
liberdade, a criatividade e a participação como seus fundamentos.
Referências:
Olá pessoal.
ResponderExcluirGostei das postagens. O blog está ficando muito bom.
Parabéns.