O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.
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Sua elaboração
É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Seus recursos Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web. Tipos Bernie Dodge define a Webquest em: Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento. Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos. A Webquest é constituída de sete seções: - Introdução - Determina a atividade. - Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados. - Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc). - Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web. - Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado. - Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos. - Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração. Objetivos Educacionais - O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet). - Garante o acesso à informação autêntica e atualizada. - Promove uma aprendizagem cooperativa. Desenvolver habilidades cognitivas “Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.” - Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender). - Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar). - Favorece o trabalho de autoria dos professores. - Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade. - Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito. Quem esta usando as WQs Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula: - Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos. - Alunos. Exemplos de WQs www.vivenciapedagogica.com.br webquest.sp.senac.br www.webquest.futuro.usp.br www.ese.ips.pt/abolina/webquests/bio/biodiversidade.html www.escolabr.com www.webquest.futuro.usp.br www.edukbr.com.br www.escolanet.com.br www.iep.uminho.pt/encontro.webquest/workshops.htm www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ wqtiete.vila.bol.com.br wqenergia.vila.bol.com.br Passos para elaboração de uma Webquest Planejar
WebQuest além dos limites LanQuest (BARROS, 2005) - Baseada na mesma metodologia de Bernie Dodge, só que em páginas off line, fora do espaço web, utiliza apenas um software de navegação, onde é simulada a navegação que ocorre na Internet. É uma possibilidade de trabalho que vai além do ciberespaço na extensão de um software de autoria, ou apresentação pronta em html. Ideal para escolas que não têm acesso a laboratórios de informática. PaperQuets - É uma metodologia baseada na WebQuest que tem como referência para o trabalho fontes bibliográficas (biblioteca). Assim como a LanQuest, a PaperQuet também é ideal para escolas que não têm acesso a laboratórios de informática. A PaperQuest pode ter o formato de um jogo, as tarefas impressas em cartões com várias possibilidades de aventura (urbana, na mata, no espaço, etc...). Os alunos irão pesquisar e jogar ao mesmo tempo, por meio de ferramentas semelhantes ao PHPWebQuest (Barros 2005), onde a familiarização e a criticidade na análise dos textos encontrados em livros, jornais e revistas são necessárias. PHPWebQuest - É um programa educativo criado pelo professor espanhol Antônio Temprano para criar Webquest, Miniquest e caça ao Tesouro sem escrever o código HTML ou utilizar programas de edição de páginas de Web. O usuário pode editar e ou apagar as atividades criadas por ele. Uma de suas vantagens de edição de WebQuest pelo phpwebquest é que todo texto pode ser editado em html para quem já utiliza alguma ferramenta de produção nesse formato, tornando-se viável e possível no caso de alunos em situação de deficiência visual, a navegação por leitores de tela. |
domingo, 13 de abril de 2014
WEBQUEST
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