As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais
presentes na vida das pessoas, seja no cotidiano social, seja no espaço
escolar. No entanto, o que se torna preciso hoje é a nova perspectiva da
interatividade. Com essa visão a convergência das mídias vem propor uma
transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de
simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis
autores de produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo.
Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra
bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se
reunidas várias funções.
Frente a este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias: a interatividade.
No âmbito escolar convivemos diariamente com uma diversidade de tecnologias, dentre elas: o aparelho celular, o computar e a internet. Todas estas, podendo ser utilizadas com enormes possibilidades (como apoio a prática, produção de conhecimento ou apenas comunicação). Isto é um fator que vem caracterizar que as convergências se fazem presente nas atividades docentes. Entretanto, precisa haver um redimensionar de suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os alunos quanto para o professor, tendo sempre a interatividade com propósito central. Fica evidente que a web 2.0 por ser um ambiente que propicia a colaboração e autoria da informação, pode ser utilizada em minha atuação profissional como ferramenta que potencializa diferentes aprendizagens. Podendo ser usada só como apoio à prática, ou principalmente, na produção de informações e conhecimentos (vídeo/blogs/ you tube pesquisas/redes sociais facebook-twitter/etc.).
Frente a este cenário, convém destacar que: a principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da convergência das mídias: a interatividade.
No âmbito escolar convivemos diariamente com uma diversidade de tecnologias, dentre elas: o aparelho celular, o computar e a internet. Todas estas, podendo ser utilizadas com enormes possibilidades (como apoio a prática, produção de conhecimento ou apenas comunicação). Isto é um fator que vem caracterizar que as convergências se fazem presente nas atividades docentes. Entretanto, precisa haver um redimensionar de suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os alunos quanto para o professor, tendo sempre a interatividade com propósito central. Fica evidente que a web 2.0 por ser um ambiente que propicia a colaboração e autoria da informação, pode ser utilizada em minha atuação profissional como ferramenta que potencializa diferentes aprendizagens. Podendo ser usada só como apoio à prática, ou principalmente, na produção de informações e conhecimentos (vídeo/blogs/ you tube pesquisas/redes sociais facebook-twitter/etc.).
Tecnologias móveis são ferramentas comuns à comunidade escolar e sociedade. Então, refletir seu uso, possibilidades e implicações na ação docente, torna-se um fator relevante para educadores e principalmente, instituição escolar. Estes dispositivos fortemente presente no espaço escolar pode se convergir na medida em que for usado na prática docente com perspectiva pedagógica (em aula, apresentações, produções, filmagens, fotografias) em tempo real e, ser compartilhado na web (you tube/email/blog/etc.), também em tempo real. É notório hoje, afirmar que os estudantes pensam de modo diferenciado em virtude das interações vivenciadas a partir dos artefatos típicos da tecnologia digital. Em face deste cenário de mobilidade e ubiquidade dos dispositivos e sua conotação educativa podemos, de fato, afirmar que as tecnologias são meio, apoio, suporte, que estruturam o modo de representar a informação. Com o avanço das redes, da comunicação em tempo real, dos portais de pesquisa, as tecnologias se transformaram em instrumentos fundamentais para a mudança na educação.
Imagem 3: Novo perfil do professor.
Clique na imagem para ampliá-la.
Algumas definições se fazem necessárias::
TECNOLOGIA:
a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar o trabalho ou qualquer outra atividade, sendo considerada como uma extensão do corpo humano. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
VIRTUAL:
é a desterritorialização do espaço físico e da materialização do imaginário. Nasceu com a escrita, com a possibilidade de uma informação transcender o tempo histórico e o espaço territorial.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL:
são todas as tecnologias de media, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, que são usados para comunicação de massa.
MÍDIAS:
é o nome usado para designar o local onde se armazenam dados, imagens, sons, vídeos. A palavra mídia é originada do latim “médium”, até a
década de 60, o termo “media” em inglês era utilizado no Brasil. Para
não fazer média com o mercado, o termo “aportuguesou-se” para mídia,
designando os meios e veículos de comunicação. Mídias não são tecnologias, elas podem utilizar de tecnologias. Ex: Mídia impressa-utiliza papel e impressão.
TIC: As Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC correspondem a todas as
tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e
comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de
recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio
das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e
comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de
ensino e aprendizagem.
CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA
É um conceito desenvolvido por Henry Jenkins e designa uma tendência que os meios de comunicação estão aderindo para poder se adaptar a internet, consiste em usar este suporte como canal para distribuição de seu produto. Assim os outros tipos de mídia podem ser encontrados na internet. O jornalismo muitas vezes absorve as novas tecnologias para o seu aprimoramento e eficácia, tendo nascido de uma grande invenção que foi a prensa tipográfica, criada pelos chineses e depois aperfeiçoada por Johannes Guttenberg. A fotografia até hoje usada, há muito tempo habita as páginas dos jornais ajudando como complemento da comunicação escrita. O rádio e a televisão nos seus primórdios já exibiam conteúdo jornalístico. Com o tempo esses veículos construíram linguagens diferentes dependentes de suas características.
Com o advento da internet os meios de comunicação sofreram com as perdas de ibope e de assinatura. As grandes empresas prevendo não poder concorrer com essa nova tecnologia se aliaram a ela, daí surge a convergência, onde as vária mídias podem ser encontradas na internet. Esse processo não aconteceu repentinamente, até porque ainda vem acontecendo. É uma tendência que já chegou no Brasil, a partir da experiências de empresas estrangeiras e seguidas pelas nacionais.
Imagem 5: Smartphone- exemplo de tecnologia com convergência de mídias.
Uma tecnologia que resume a convergência midiática é a dos smartphones. Aparelhos móveis que misturam funções de computador, telefone, câmera digital, com acesso a internet, player de música e vídeos, jogos eletrônicos e outras possibilidades de interação, produção e acesso de conteúdo, convergindo assim várias mídias em uma única máquina. A mobilidade se traduz na possibilidade de criar e acessar conteúdos estando em movimento. Como exemplos desta função podemos citar os vídeos amadores do atentado de 11 de setembro ao World Trade Center e dos Tsunamis na Ásia, assim como os protestos contra governos e outros movimentos em todo o mundo. A convergência também está presente no jornalismo colaborativo, inserindo cada vez mais o internauta como consumidor-produtor de conteúdo.
Referências:
totlab.com.br/noticias/o-que-e-tic-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Converg%C3%AAncia_midi%C3%A1tica
http://www.significados.com.br/tecnologia-2/
http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/42523-o-que-e-tecnologia-.htm
http://convergenciadosmeios.wordpress.com/
http://www.evef.com.br/midia.php
http://www.bocc.ubi.pt/pag/gomes-marcelo-a-convergencia-das-midias.pdf
http://www.fotolab.com.br/glossario
www.infoescola.com/comunicacao/midia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário