domingo, 23 de março de 2014

MOOC


Com mais de um século de história e regulamentada no Brasil desde 1995, a Educação a Distância (EaD) já está consolidada no Brasil, mas nem todo mundo está familiarizado com o termo MOOC (Massive Open Online Course), conceito que vem sendo ganhando visibilidade nos últimos anos. Os MOOCs têm se disseminado por meio de diversas plataformas espalhadas pelo mundo, como o Coursera, o Udacity e o OpenClass, atraindo milhares de adeptos.
Do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
O que diferencia um MOOC de uma iniciativa tradicional de EaD é principalmente a abrangência. Como o nome indica, os MOOCs são pensados para atender a um número massivo de estudantes, além de ser majoritariamente gratuitos e de curta duração.
Enquanto não há uma definição em comum aceita do que seja um MOOC, duas características básicas merecem ser destacadas:
  • Acesso aberto: Para participar de um MOOC não precisa ser um aluno efetivamente matriculado em uma escola clássica, e não é obrigado a pagar nenhuma taxa. Embora possam ter custos de manutenção, mas em princípio são totalmente gratuitos e abertos para qualquer tipo de público;
  • Escalabilidade: Muitos cursos tradicionais dependem de um certo número de participantes e alguns professores para serem iniciados. No entanto, pela proposta do MOOC em ser massivo sugere que o curso é projetado para suportar um número indefinido de participantes.
Outras características associadas com esses projetos de MOOC iniciais, são o licenciamento aberto de conteúdo (Creative Commons), estrutura aberta e metas de aprendizagem, comunidade de prática, etc. Embora possam não estar presente em todos os projetos MOOC.

Destaca-se também,
conforme o Prof. Figueiredo , que haveriam os cMOOC, com fortes influências conectivistas, e os xMOOC mais tradicionais e estruturados como os do MIT. Quanto aos cMOOC, onde os investimentos estão sendo maiores, Figueiredo destaca:
  • Exploratórios: o desenvolvimento dos cMOOC segue um percurso exploratório, de ciclos de tentativa-erro-reflexão;
  • Disruptivos: os cMOOC's possuem uma poderosa semente para romper com a clássica forma de ensinar e aprender;
  • Desconstrutivos: na reforma de uma velha casa é mais fácil, e produtivo, destruí-la e criar um novo projeto, estrutura e design;
  • Incubadoras: os cMOOC's são verdadeiros ninhos para explorarmos novas práticas na educação e agregar o potencial da Inteligência Coletiva da Web 2.0.
  • Contextuais: como o conhecimento vai sendo co-produzido por todos o mais importante fica sendo o contexto, e não o conteúdo. Conhecimento gerando mais conhecimento. 

NAVEGUE POR ALGUMAS PLATAFORMAS MOOC:

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