Com mais de um século de história e regulamentada no Brasil desde 1995, a
Educação a Distância (EaD) já está consolidada no Brasil, mas nem todo
mundo está familiarizado com o termo MOOC (Massive Open Online Course),
conceito que vem sendo ganhando visibilidade nos últimos anos. Os MOOCs
têm se disseminado por meio de diversas plataformas espalhadas pelo
mundo, como o Coursera, o Udacity e o OpenClass, atraindo milhares de adeptos.
Do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
O que diferencia um MOOC de uma iniciativa tradicional de EaD é principalmente a abrangência. Como o nome indica, os MOOCs são pensados para atender a um número massivo de estudantes, além de ser majoritariamente gratuitos e de curta duração.
Do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de Curso Aberto através da web (por meio de AVA e/ou ferramentas das Web 2.0 e/ou Redes Sociais) que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos num processo de co-produção.
O que diferencia um MOOC de uma iniciativa tradicional de EaD é principalmente a abrangência. Como o nome indica, os MOOCs são pensados para atender a um número massivo de estudantes, além de ser majoritariamente gratuitos e de curta duração.
Enquanto não há uma definição em comum aceita do que seja um MOOC, duas características básicas merecem ser destacadas:
- Acesso aberto: Para participar de um MOOC não precisa ser um aluno efetivamente matriculado em uma escola clássica, e não é obrigado a pagar nenhuma taxa. Embora possam ter custos de manutenção, mas em princípio são totalmente gratuitos e abertos para qualquer tipo de público;
- Escalabilidade: Muitos cursos tradicionais dependem de um certo número de participantes e alguns professores para serem iniciados. No entanto, pela proposta do MOOC em ser massivo sugere que o curso é projetado para suportar um número indefinido de participantes.
Outras características associadas com esses projetos de MOOC iniciais, são o licenciamento aberto de conteúdo (Creative Commons), estrutura aberta e metas de aprendizagem, comunidade de prática, etc. Embora possam não estar presente em todos os projetos MOOC.
Destaca-se também, conforme o Prof. Figueiredo , que haveriam os cMOOC, com fortes influências conectivistas, e os xMOOC mais tradicionais e estruturados como os do MIT. Quanto aos cMOOC, onde os investimentos estão sendo maiores, Figueiredo destaca:
Destaca-se também, conforme o Prof. Figueiredo , que haveriam os cMOOC, com fortes influências conectivistas, e os xMOOC mais tradicionais e estruturados como os do MIT. Quanto aos cMOOC, onde os investimentos estão sendo maiores, Figueiredo destaca:
- Exploratórios: o desenvolvimento dos cMOOC segue um percurso exploratório, de ciclos de tentativa-erro-reflexão;
- Disruptivos: os cMOOC's possuem uma poderosa semente para romper com a clássica forma de ensinar e aprender;
- Desconstrutivos: na reforma de uma velha casa é mais fácil, e produtivo, destruí-la e criar um novo projeto, estrutura e design;
- Incubadoras: os cMOOC's são verdadeiros ninhos para explorarmos novas práticas na educação e agregar o potencial da Inteligência Coletiva da Web 2.0.
- Contextuais: como o conhecimento vai sendo co-produzido por todos o mais importante fica sendo o contexto, e não o conteúdo. Conhecimento gerando mais conhecimento.
NAVEGUE POR ALGUMAS PLATAFORMAS MOOC:
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