segunda-feira, 7 de abril de 2014

A utilização da informática em idade infantil - Manuel F. A. Meirinhos


Olá pessoas!

Sei que estamos entre inúmeros seminários, textos e mais textos para ler e compreender, mas deem uma olhada neste artigo, pois é muito interessante.

Este texto, de Manuel Meirinhos, fala da  utilização da informática em idade infantil e tem por introdução:

"A informática, embora de maneira muito paulatina, também vai entrando no âmbito educativo. A utilização da informática em todos os aspectos da vida social e também familiar (Internet, jogos, etc.) é um factor de pressão, que pode fazer diminuir a impermeabilidade da escola a estas tecnologias. A reacção dos profissionais da educação, a esta tecnologia, pode ser variada, desde o optimismo ou até euforia, até à preocupação e mesmo resistência. Contudo, apresenta-se como um novo desafio em matéria educativa, suscitando algumas interrogações:  como utilizar pedagogicamente esta tecnologia? Que potencialidades oferece?
É necessário ter consciência, que uma utilização educativa que tire partido das potencialidades da informática, modificará substancialmente a maneira de aprender e de ensinar, os métodos de trabalho e o próprio funcionamento da instituição escola. Precisar com exactidão situações, contextos e potencialidades da informática educativa não é ainda tarefa fácil.
A utilização da informática de forma inovadora torna-se ainda mais complicada, quando na maioria dos centros educativos existe uma grande carência de equipamentos e uma reconhecida necessidade de formação dos profissionais da educação."

Na íntegra AQUI!

MAIS SOBRE O AUTOR  -  Manuel F. A. Meirinhos

Formação acadêmica 
-  Licenciatura em Biologia e Geologia (Universidade do Minho).
-  Mestrado em Educação: especialidade Tecnologia   Educativa. 
Tese: Estruturação de Ambientes Educativos Hipermedia: um caso para o ensino/aprendizagem das ciências.(Universidade do Minho)
- Doutorado em Estudos da Criança: especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação. 
Tese: Desenvolvimento Profissional Docente em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem a Distância. Um estudo de caso no âmbito da formação contínua.

Categoria 

Professor Adjunto de Nomeação Definitiva do Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação.



Boa leitura, até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário