segunda-feira, 7 de abril de 2014

O que é o TUTOR?




O que é o TUTOR?

O tutor é um professor? Quais os papéis do tutor face aos conteúdos? Quais os papéis do tutor face ao aluno? Quais os papéis do tutor face à avaliação da aprendizagem? Quais os papéis do tutor face à gestão do processo de ensino-aprendizagem?

  Segundo João Mattar, o tutor é um professor, um motivador, classificado de uma maneira meio escamoteada pelo próprio governo. Visto pela UAB como um contratado por bolsa de dois anos, sem direitos trabalhistas, sem direitos de um professor que é o que ele faz: é um docente.

Na educação a distância quem elabora o conteúdo programático é o contratado como professor, mas quem atua é o tutor.

São atribuições do Tutor:
  • Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os estudantes;
  • Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;
  • Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;
  • Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas;
  • Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes;
  • Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;
  • Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino;
  • Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;
  • Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;
  • Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos polos, em especial na aplicação de avaliações.
Neste LINK há um arquivo interessante e esclarecedor sobre o papel do tutor na EAD. O texto é de Wladia Bessa, professora da IFAL.

Segundo Aretio (2001), não existe um consenso entre autores e instituições quanto à denominação do docente que atua na EaD, pois esta modalidade está relacionada com as funções exercidas nos diferentes modelos de EaD. Reconhece-se, no entanto, que o termo mais usado é tutor. 

O mesmo autor sustenta, ainda, que o sucesso das instituições educativas dependem em grande parte da formação, capacidade e atitude de seus docentes e que na EaD a docência não é direta: ela se utiliza de meios técnicos para possibilitar a comunicação, a qual é exercida por um professor atípico que é o tutor. 

Do exposto até aqui, vê-se que a palavra tutor, atualmente, está sendo designada ao docente que interage com o estudante virtualmente e que, por sua origem, é dicotomizada em ser professor ou não ser professor. Alguns autores consideram que é necessário a superação do termo tutor com a finalidade de definir a função docente na  EAD ( MATTAR, 2012).

O blog  Software Livre na Educaçãofaz um resumo do livro Tutoria e Interação em EAD (João Matar), onde ele comenta que no início do livro, o autor tece alguns comentários sobre uma polêmica: o tutor é professor? Vale a pena conferir.

Sobre o autor: João Mattar

Formação:
Graduação: Letras (Inglês, Francês e Português – USP) & Filosofia (PUC-SP)

Cursos de Extensão: University of California Berkeley (USA) e Boise State University (USA) – Tecnologia Educacional.

Pós-Graduação: Administração (FGV-SP)

Mestrado: Educational Technology (Boise State University – USA)

Doutorado: Literatura (USP)

Pós-Doutorado Interdisciplinar: Stanford University (USA)

Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi e produzo material didático para Educação a Distância.

2 comentários:

  1. tanto como o professor precisa ser qualificado e bem remunerado, o tutor necessita dessas atribuições tambem para desempenhar a sua função que vai além de tutor mas sim de um professor.

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    1. Concordo com sua falação colega, é de extrema importância a qualificação de qualquer profissional.
      Tutor, para João Mattar, é um professor, mais desvalorizado, mas professor.

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